Leve a vida com o espírito despreocupado

Muitas pessoas vivem com a cabeça cheia de pensamentos inquietantes e ideias complicadas. Se este for o seu caso, faça de conta que esses pensamentos são como teias de aranha e reserve um momento para removê-los da sua mente, como se estivesse varrendo teias de aranha com uma vassoura.

Lembre-se: o verdadeiro ponto de partida na vida é viver com simplicidade e ter uma atitude positiva.

EstouBem-Cap1

Imagine um agradável riacho, bem raso, correndo sob o sol suave da primavera. Os raios de sol cintilam sobre a água cristalina e o leito do riacho brilha como se fosse ouro. A corrente d’água produz um som melodioso que inspira o bem estar, e os raios de sol que se refletem na superfície criam delicadas formas de luz que serenam o coração.

A vida precisa ser vivida como este riacho de águas cristalinas: de um modo transparente e natural. Isso significa que devemos procurar evitar pensamentos e ideias complicadas, e levar uma vida simples e sincera consigo próprio.

Não deixe que desconfianças ou dúvidas se apoderem da sua cabeça, tampouco permita que problemas emocionais ou complexos de inferioridade o atrapalhem.

Viva com muita atitude positiva, naturalidade e simplicidade. Mesmo que alguém o tenha traído ou decepcionado, não se preocupe: apenas continue vivendo de forma positiva, sem se deixar afetar por isso.

Você também pode levar a vida com o espírito despreocupado e alegre, como uma criança que esquece todas as preocupações do dia após uma boa noite de sono. Remova os fardos pesados da sua mente e deixe que ela fique arejada e bem iluminada.

(trecho do livo Estou Bem!, de Ryuho Okawa)

 

Dia Mundial da Água

itron-agua

22 de março é o Dia Mundial da Água e vamos aproveitar a oportunidade para falar um pouquinho da Itron (www.itron.com.br). itronLíder global em soluções de gestão de água, eletricidade e gás, a Itron é cliente da Dzyon desde 2010 e produz medidores e tecnologias inteligentes para controle e gerenciamento precisos e eficientes, reduzindo custos e desperdício de recursos.

Na ponta do lápis
Atualmente, o setor se encontra em uma situação crítica pela falta de chuvas e baixo nível de água nos reservatórios Brasil afora, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste – onde se concentra a maior demanda de consumo no país.

Perdas de água chamadas de aparentes ou comerciais são um dos problemas de maior impacto nos custos de produção e distribuição, causando estragos na média de 37,5% no faturamento das empresas de saneamento no Brasil. Um dos fatores-chave é a falta de medição ou aferição incorreta do consumo de água, situação ainda bastante crítica no Brasil pela falta ou uso de medidores obsoletos e imprecisos.

Só para se ter uma ideia, as perdas totais de água representam 40% do montante produzido em território nacional e as aparentes podem chegar a 50% desse total. Os dados são do Instituto Trata Brasil, que apontam ainda – de acordo com estudo datado de 2010 – que uma redução de apenas 10% nas perdas no País agregaria R$ 1,3 bilhão à receita operacional com a água, o equivalente a 42% do investimento realizado em abastecimento para todo o Brasil naquele ano.

Às empresas de saneamento, essa conjuntura traz um alerta para maximizar a gestão e reduzir o máximo de perdas para manter tanto o abastamento aos consumidores como a margem de receita, sem perder lucratividade e competitividade.

Revolução consciente
Uma das saídas é investir na modernização e integração no sistema de medição, com amplos benefícios em longo prazo para todos na cadeia do setor. Novas tecnologias como as revolucionárias Smart Grids, ou redes inteligentes de energia, têm lugar de destaque na agenda mundial de sustentabilidade e prometem revolucionar a forma como se gera, transmite e distribui energia, com enormes benefícios também ao sistema de abastecimento de água e fornecimento de gás natural.

itron-medidor2As Smart Grids promovem uma gestão inteligente de recursos e são o foco do nosso cliente Itron, que prima no desenvolvimento de soluções para garantir aos consumidores maior controle de seus gastos e consumo de energia.

Já do ponto de vista da nossa responsabilidade social, há mudanças simples que podemos começar a praticar no dia a dia para contribuir no consumo racional – e consciente – desse recurso natural tão fundamental à vida que é a água. Com um pouquinho de boa vontade, a gente chega lá e o planeta agradece.

Anote algumas dicas:

– Tome banhos rápidos e feche o chuveiro ao ensaboar-se

– Ao escovar os dentes, enxague a boca com o uso de um copo e mantenha a torneira fechada durante o processo de escovação. A torneira aberta desperdiça cerca de 30 litros de água.

– O vaso sanitário não é lixeira. Não jogue resíduos porque causam entupimento na rede e levam mais água pelo ralo.

– Não dê descarga sem motivo. Uma válvula desregulada pode desperdiçar até 30 litros de água. Mantenha a válvula sempre em ordem.

– Ao lavar pratos e panelas, ensaboe tudo antes de começar a enxaguar. Lavar louça com a torneira meio aberta por 15 minutos ‘gasta’ 117 litros de água. Quando se fecha a torneira durante o processo, a economia chega a 20 litros.

– Procure acumular um bom volume de roupas sujas para utilizar a máquina de lavar ou tanque em suas capacidades máximas. (Um tanque com a torneira aberta por 15 minutos escoa 279 litros ralo abaixo).

– Não utilize água potável para lavar calçadas e quintais. Faça uso racional deste recurso e reutilize a água da lavagem de roupas e até mesmo do banho para realizar a limpeza destes locais. Lembre-se também que mangueira não é vassoura.

– Ao lavar o carro utilize um balde e um pano em vez de mangueira. A utilização da mangueira pode gerar um desperdício de até 560 litros. Já a lavagem com balde consome cerca de 40 litros de água.