Não exija receber o mesmo em troca

A infelicidade na vida começa com a atitude de ficar constantemente lembrando o que você já fez pelos outros, esquecendo o que eles já fizeram por você. O pensamento: “Apesar de eu ter feito tanto por ele, nunca fez nada por mim em troca” é o ponto de partida da infelicidade.

Pessoas que pensam assim precisam ter consciência de que é imaturo afirmar: “Fiz isso por ele”. Quando se dá algo aos outros, é importante que isso seja feito de livre e espontânea vontade.

Isso vale particularmente para a bondade e a consideração: procure lembrar sempre a si mesmo que o amor pelos outros é um presente que você dá sem troca de nada; é uma via de mão única. E que, se você por acaso recebe amor como retribuição, deve considerar isso como um bônus inesperado.

Existem muitas pessoas ingratas no mundo, e você não é uma exceção. Mesmo que acredite que abriu caminho sozinho, com certeza recebeu ajuda de muita gente durante o processo. Você não pode simplesmente esquecer a boa vontade e o amor sincero que recebeu de seus pais, professores, amigos, superiores e colegas.

Não fique se queixando e dizendo: “Ninguém fez nada por mim” ou “Depois de tudo o que eu fiz por ele, acabou virando as costas e me traindo”. As pessoas que sempre ficam lembrando o que fizeram pelo outros tendem a esquecer muito rápido o que os outros fizeram por elas. Quando você faz algo por alguém, é importante que não espere nenhuma recompensa e depois e esqueça o que fez. Ao mesmo tempo, lembre-se sempre do que os outros fizeram por você e continue a se sentir grato a eles por muito tempo. Se todos adotassem essa maneira básica de pensar, o mundo seria um lugar melhor.

Dzyon_Post_RO_Lembranca_LO_rev1-02

O problema com a ideia de “é dando que se recebe” é que ela indica que a pessoa não tem benevolência de sobra. Mostra que o seu sentido de felicidade é tão escasso que fica excessivamente dependente da opinião dos outros. Em outras palavras, a benevolência ou felicidade dessa pessoa é tão limitada que ela só se sente satisfeita se os outros também se mostrarem benevolentes e felizes com ela. No entanto, para quem tem benevolência e felicidade em abundância, só esses sentimentos já são suficientes para limpar toda a negatividade. Por isso, seja benevolente e dê felicidade aos outros sem restrições. Como se fosse uma fonte, faça jorrar essa energia infinita que vem do seu interior.

Espelhe-se na natureza. Nas montanhas, vemos inúmeras fontes jorrando abundância. Alguma vez essas fontes pediram algo em troca? E quanto ao Sol lá no céu? Alguma vez ele pediu alguma retribuição aos seres humanos? As empresas de energia cobram pela eletricidade que fornecem, mas o Sol nos dá calor e energia de graça. Talvez seja inadequado esperar que as pessoas na Terra sejam como o Sol, mas se você pelo menos ficar consciente de que já muitas bênçãos transbordando na natureza, poderá vê-las como a misericórdia divina.

(trecho extraído do livro Estou Bem!, de Ryuho Okawa)