Elogie-se

De vez em quando, faça uma lista de todos os seus pontos positivos. Olhe para o seu passado e faça uma relação de todas as coisas que as pessoas já elogiaram em você desde que nasceu. Ao fazer isso, você compreenderá que tem sido elogiado com frequência.

Dzyon_Post_RH_Elogio-03

A ideia de que você está sempre sendo criticado pode ser apenas o resultado de uma mania de perseguição e não corresponde absolutamente à verdade. Não importa que tipo de pessoa você é, todo mundo tem pontos positivos. O problema é que esquecemos com muita facilidade dos elogios recebidos, e a única coisa que as pessoas se lembram é dos momentos em que foram criticadas. Talvez seja por isso que você pensa de modo negativo. Se este for o seu caso, gostaria que repensasse sua vida e fizesse uma lista de todas as coisas pelas quais já foi elogiado. Com isso, será capaz de enxergar melhor seus pontos positivos. Você só poderá perceber esses pontos ao elaborar uma lista como esta. E provavelmente descobrirá coisas bastante inesperadas. […]

Se você acredita que está errado quando faz determinadas coisas, mas é capaz de parabenizar-se por fazer outras coisas bem, as demais pessoas também irão valorizar esse lado do seu caráter. Você deve usar seu lado bom como medida segundo o qual irá identificar e examinar seus traços ruins. As pessoas cujo caráter parece não ter nenhuma característica ideal podem ter dificuldades em descobrir o que devem fazer. Para elas, é aconselhável praticar a autorreflexão, mas primeiro devem se concentrar mais numa autorrealização positiva e em desenvolver a autoestima.

(trecho extraído do livro Estou Bem!, de Ryuho Okawa)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *