Projeto “De Olho no Futuro”

Esta é a primeira edição do projeto De olho no futuro, idealizado pela diretoria do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros e UFMT. O projeto conta com a participação de 16 professores dos cursos de Medicina, Enfermagem e Farmácia da universidade e 88 acadêmicos da instituição, sendo 65 de Medicina, 12 de Enfermagem e 11 de Farmácia.

de_olho_2

Quase 2,5 mil crianças e estudantes da rede municipal e estadual de Sinop foram avaliadas nas escolas com relação a acuidade visual. Cerca de 30% dos estudantes possuem algum tipo de problema na visão, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). O ideal é que a criança consulte um oftalmologista a partir dos três anos de idade, como ressalta o medico oftalmologista, professor da UFMT e coordenador do projeto, Douglas Yanai. “Normalmente os problemas na visão serão detectados em de_olho_3idade escolar, quando se exige mais do olho. É importante que os pais fiquem atentos já nos primeiros anos de vida da criança e que os professores também percebam os sinais de que algo pode estar errado. Dores de cabeça, o hábito de apertar ou esfregar os olhos, tonturas e sensibilidade excessiva à luz podem ser alguns desses sintomas. A miopia ou hipermetropia, quando detectadas no início podem ser manejadas para que não haja prejuízo ao desenvolvimento da visão”, explica Yanai.

Os óculos foram doados pela Casa da Amizade, que é parceira e se encantou por este projeto, que além de atender na área da saúde influencia no aproveitamento educacional dos alunos em sala de aula.

Parabéns, Dr.Douglas Yanai e toda equipe do Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, pela iniciativa dessa linda ação social!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *