Aprenda a desenvolver bons relacionamentos

Gostaria de falar agora sobre um método para ter sucesso no trabalho, destacando o relacionamento entre superiores e subordinados e a maneira como interagem.

Primeiro, avalie se você respeita seus supervisores ou superiores. Na verdade, as pessoas que não têm sucesso no trabalho raramento respeitam seus superiores. É claro que seus superiores e supervisores têm imperfeições humanas, deficiências e pontos fracos. Você sempre poderá descobrir neles coisas questionáveis. No entanto, há outros aspectos deles para os quais o oposto é verdadeiro. Eles ocupam aquele cargo porque alguém num nível ainda mais alto da hierarquia empresarial considerou-os competentes para as suas atribuições. Portanto, se você imagina que a pessoa que está acima de você não tem capacidade e que é cheia de falhar e deficiências, então terá de pressupor que você nunca terá sucesso na sua companhia, sociedade ou organização.

[…] Para ser bem sucedido, além de respeitar os superiores você precisa também amar os que estão abaixo de você na hierarquia. Mas o que quer dizer “amar os subordinados”? Primeiro, significa ajudá-los a melhorar seus pontos fortes e adverti-los a respeito de suas deficiências. Talvez você não tenha contato regularmente com seus subordinados, mas sua responsabilidade como alguém que está numa posição mais elevada é assegurar que eles se tornem indivíduos merecedores de elogios e capazes de trabalhar bem, e que continuem com bom desempenho ao chegarem a posições mais altas.

Dzyon_Post_RO_Sucesso_rev1-05

Portanto, precisará ter muito cuidado para não se sentir enciumado com a capacidade deles. Algumas pessoas sentem inveja quando alguém de talento passa a trabalhar sob suas ordens. Fazem o que podem para dificultar o trabalho do subordinado, criticando tudo o que ele faz. Esses sentimentos obviamente impedem o sucesso do subordinado. Mas, ao mesmo tempo, as pessoas que adotam esse tipo de comportamento também têm seu crescimento na empresa dificultado.

As pessoas que alcançam um sucesso real são aquelas que tendem a apreciar a capacidade do outro. Elas amam aqueles que mostram habilidades que elas próprias não possuem. Amam as pessoas que têm traços de caráter maravilhosos e então se dispõem a ajudá-las a continuar crescendo. Amar pessoas que estão abaixo de você na hierarquia empresarial é dispor-se a acolher sua singularidade e ajudá-las a expandir ainda mais sua individualidade. Isso implica que você sinta orgulho quando conta com alguém muito mais talentoso do que você trabalhando sob suas ordens. Esforce-se para alcançar um estado mental elevado como esse. Só quando você tiver conseguido esta atitude é que será realmente capaz de seguir adiante.

(trechos extraídos do livro Estou Bem!, de Ryuho Okawa)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *