Se não conseguir amar uma pessoa, tente compreendê-la

Com relação ao amor, o fundamental e mais importante é compreender os outros. Compreender alguém significa praticamente a mesma coisa que amar a pessoa. Quando alguém é incapaz de amar, é porque não consegue compreender. Talvez você fique imaginando às vezes por que não consegue amar determinada pessoa. E a resposta é simples: você não é capaz de entendê-la. Ao compreender uma pessoa, você consegue amá-la.

Dzyon_Post_RH_Compreensao-02

No caso de pessoas casadas, quando um parceiro não ama o outro, isso se deve também a uma falta de compreensão. Em geral é assim. Se uma pessoa é capaz de compreender, então também é capaz de amar. Maridos e esposas têm sempre suas razões para se queixar e sabem explicá-las, mas os conflitos surgem porque as pessoas são incapazes de entender e perdoar o outro. Quando conseguem uma compreensão mútua, elas são capazes de amar. […]

O primeiro requisito para aumentar sua capacidade de amar as pessoas é conseguir compreendê-las, e isso exige esforço. Ao ganhar mais experiência e ampliar sua bagagem de conhecimento, você será capaz de compreender melhor os outros. Se conseguir compreender uma pessoa, será capaz de amá-la. Do mesmo modo, se você sente que alguém o compreende, vai sentir que está sendo amado.

(trecho extraído do livro Estou Bem!, de Ryuho Okawa)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *